A Escola EB de
Quintão e a Associação de Pais, de Arnoso Santa Eulália, resolveram promover
junto de Alunos e Encarregados de Educação duas sessões de Dinâmica de Grupo,
com o objetivo de discutir a agressividade na Escola, por se considerar um
problema que está cada vez mais presente, muitas vezes pela falta de estrutura
familiar, pela falta de atenção dos pais, pela reprodução de atitudes
presenciadas, pela tentativa de chamar a atenção do outro, entre outros.
A realidade
escolar, remete-nos, constantemente para reflexões, relacionas com este tema. Um
termo já conhecido e que se reflete em diversos ambientes, e a escola é
certamente um deles. Com a entrada no ensino, a criança passa a viver em dois microssistemas
(família e escola), ampliando a quantidade de interlocutores, com novos ambientes
e com o aumento da diversidade de exigências do meio social, que influenciará a
aquisição e desempenho de habilidades sociais, permitindo a manutenção ou a
melhoria de sua relação com os demais. Porém, esta nova situação pode gerar
conflitos para as crianças, que, diante do sentimento de impotência, ou de
insegurança quanto à nova situação, ou ainda, quando uma criança que é hostil e
rejeitada pelos colegas, para resolvê-los podem manifestar-se de forma agressiva
como forma de defesa, ampliando assim o contexto da agressão.
Com o intuito de controlar
e eliminar este comportamento na nossa Escola foi proposto a realização destas
dinâmicas. Para tal, foi efetuada uma contextualização da agressividade, na
faixa etária dos nossos alunos (dos 6 aos 10 anos) através do jogo, em contexto
de sala de aula e uma tertúlia com os Encarregados de Educação.
Assim, as duas
sessões consistiram em:
Para os alunos
Tema: "À
descoberta do: pensar, sentir, fazer”, no dia 22 de abril
Com os seguintes objetivos:
-
Desenvolver competências interpessoais;
- Regulação
emocional: o que sinto e como gerir;
- Aprender a
comunicar assertivamente;
-
Consciencializar sobre a violência e os limites na relação com os colegas;
- Aprender a
brincar.
Para os Pais/Encarregados de
Educação
Tema: "Pais atentos... crianças felizes - estratégias de parentalidade positiva”, no dia 4 de maio
Com os seguintes objetivos:
-
Sensibilizar para a parentalidade positiva;
- Distinguir
o comportamento normal vs. patológico das crianças;
- Entender
as estratégias educativas adequadas para a disciplina (quando castigar,
compensar e como fazê-lo?);
- Incentivar
ao desenvolvimento de competências emocionais, pessoais e sociais das crianças
(colegas, familiares, professores).
Esta dinâmica de grupo constituiu
um valioso instrumento educacional, que foi utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem,
dado se ter optado por uma conceção de educação que valoriza tanto a teoria
como a prática, e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.
Foi através
de jogos, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente
descontraído, que se discutiu este tema complexo e se procurou estimular os
participantes, de forma dinâmica e aberta, a alcançar uma melhoria qualitativa
na perceção desta temática para
incentivar todo um processo de mudança.
Esta dinâmica de grupo proporcionou a
integração e o relacionamento interpessoal entre alunos, professores e
encarregados de educação.
Ficam agora algumas imagens deste dois momentos na nossa Escola:
Sem comentários:
Enviar um comentário